domingo, 30 de outubro de 2011

Nem sempre foi assim

  Os estudos que a humanidade tem e o conhecimento acumulado até então, demonstram que nem sempre o mundo foi assim: dividido em classes, com propriedade privada dos meios de produção, com um Estado que constrange os desfavorecidos, com o lucro como objetivo último, ou seja, nem sempre existiu o sistema  capitalista e todas as suas desgraças.
  Existiram as sociedades "primitivas", por exemplo, além de outros modos de produção. A sociedade passou por muitas etapas até chegar onde estamos, se desenvolveram diversas formas históricas entre os homens, algumas com maior duração do que outras, é verdade, mas, que com o tempo foram ultrapassadas e/ou superadas. 
  Provavelmente, muitos morreram achando que a idade média seria a última forma da sociedade, não conseguiram ver algo para além disso, no entanto, a ordem burguesa conseguiu se instaurar e prevalecer, não só na Europa, mas no mundo inteiro.
  O modo de produção capitalista é só mais uma forma histórica da humanidade, não é uma organização social natural, não significa um ponto final na história, ao contrário do que falaram por aí, a história não acabou, ela continua bem viva e pulsante, basta observar o mundo na atualidade. A sociedade capitalista tem problemas e contradições que possibilitam sua superação, pode não ocorrer agora, pode demorar muito para que ocorra alguma transformação, mas é idiotice pensar que é o fim.
  Temos de desnaturalizar o capitalismo, ficar olhando para ele como se fosse insuperável é o que me parece utopia, significa não reconhecer o processo histórico que trouxe a humanidade até aqui, até os tempos que se apresentam de forma problemática, as reformas, claramente não solucionam as contradições do sistema e uma hora ele pode estourar.
  Nem sempre foi assim, onde chegamos não significa o fim e é possível chegarmos a um novo tipo de sociedade, basta olhar para o passado e para o presente, a história ainda está viva e caminhando.

2 comentários:

  1. Por outro lado, Rafael, eu acredito que esse seja mesmo o último sistema, pois nunca houve outro tão nojento, o capitalismo é perfeito para que ocorram todos os eventos previstos para o fim do mundo. Nunca o homem viu tanta ciência, usada para fins egoístas, tanta falta de amor - porque os relacionamentos, hoje, são descartáveis - e tanto egoísmo. É o fim do mundo, sim, está às portas. Não acredito que venha um comunismo, até porque, na História do mundo, não vejo que estejamos progredindo; as contradições do capitalismo podem bem acabar com ele, mas quem garante que o que virá depois será melhor? Se o homem não se despertou até agora, porque despertaria amanhã?

    ResponderExcluir
  2. Garantias ninguém tem, mas prefiro o otimismo a me entregar de vez.

    ResponderExcluir