terça-feira, 11 de outubro de 2011

Copa do Mundo em 2014

  Sinceramente, não gostei da notícia de que o Brasil vai sediar a copa de 2014, nem quando essa notícia era nova e nem agora, já passado algum tempo, não consigo ver graça neste fato.
  Na realidade, é uma preocupação saber que o nosso país irá sediar tal evento e que logo em seguida, 2016 para ser mais exato, o país receberá as olimpíadas. Os defensores de eventos deste porte falam em legado, na exposição que o Brasil terá e como isso favorece nossa economia, traz investimentos, gera empregos, obras de infraestrutura serão realizadas, entre outras vantagens.
  Mas então, significa que para fazermos alguma coisa precisamos de eventos de grande porte? Se não tivéssemos copa as estradas não seriam melhoradas, o transporte público não seria ampliado, obras para o benefício da população não sairiam do papel, será que nossas autoridades precisam de um estímulo a mais para fazerem o que deveriam fazer sempre?
  Para início de conversa, sou contra a copa no Brasil por conta de toda obscuridade que cerca a eleição de um país a sede do evento, FIFA e CBF não são conhecidas por terem honestidade em seus negócios, e no fim, a copa é só um negócio, muito dinheiro rolou embaixo da mesa para termos uma decisão.
  Havia a promessa de que o governo não investiria em estádios, apenas na estrutura necessária para as cidades, mas o que vemos não é isso, a maioria do dinheiro para a realização da copa vem do governo, ou seja, do nosso bolso para empresas privadas, ou quando o investimento é num estádio público, vemos que se tornará um elefante branco, depois do mundial não haverá utilidade alguma para estádios em Manaus ou no Mato Grosso, quer dizer que estes locais não merecem investimentos? Não, quer dizer que as obras deviam atender necessidades reais e não esbanjar onde não há necessidade.
  Penso que todo este dinheiro gasto poderia ser melhor aplicado em outras áreas, vamos construir arenas que servirão depois para jogos e algumas para eventos, enquanto isso tem gente sem hospital, sem escola, sem saneamento básico, sem estrada, sem transporte público e por incrível que pareça, em pleno século 21, sem energia elétrica, sem contar outras coisas e as que já existem em situação precária. Sei que a copa trará algum retorno ao país, mas realmente prefiro gastar o dinheiro que temos com coisas mais urgentes, poderíamos ampliar e criar uma série de coisas para o país e que trariam benefícios mais proveitosos, cada um pode apontar algo a melhorar, basta olhar a sua cidade ou região.
  No fim, quem realmente sai ganhando com a copa é o pessoal que vai lucrar com ela, o pessoal da CBF, o pessoal da FIFA e as empresas parceiras, sem contar toda festa que acontece com o dinheiro público entre políticos e outros parceiros de licitação, uma balde de X valor no mercado costuma custar 3X para o governo.
  Enquanto muita coisa ruim acontece nos bastidores, a imprensa fala só da beleza da festa, em como é legal receber um evento desta magnitude e toda baboseira costumeira dos puxa sacos de plantão, o pior é que o povo cai nessa direitinho, para acharmos informação diferente e crítica temos que fuçar muito por aí.
  Não quero ser chato, mas copa não é só festa, assim como qualquer evento, envolve muito interesse e dinheiro. Temos que ficar alertas, pois a conta pode vir mais tarde, lá adiante quando ninguém espera mais por ela.

3 comentários:

  1. Oi Rafael... finalmente vim ler o seu blog. É bem interessante. Essa da Copa, mesmo, minha mãe fala isso desde que aprovaram nossa candidatura. Mas o pior você talvez nem saiba. A FIFA, entre as condições para fazer a Copa na África, fez uma lei deles que devia valer durante a Copa, substituindo a lei africana por uns três meses, antes, durante e depois da Copa. Pois bem, diz meu professor de Dto Internacional que eles querem fazer o mesmo aqui no Brasil. Acontece que essa lei deles inclui - para controle da segurança, em tese - uma lei penal, e processual, que torna crime coisas totalmente fúteis, e pretende resolver os processos das pessoas presas na Copa em questão de quatro horas - qual a chance que você acha que tem uma pessoa comum pra conseguir defesa decente num período curto de tempo como esse?Um cara, na África, pegou 15 anos por fazer propaganda de uma empresa que não tinha comprado espaço; nem sei se ele estava fazendo propaganda voluntária, ele simplesmente foi lá com uma camisa da empresa, é o que parece. Teve um caso parecido com umas holandesas, que foram com blusas de uma empresa de cerveja, mas a Holanda interveio em favor delas. Mas pensa só nisso no Brasil! Outra coisa: a lei daqui proíbe levar bebida para o estádio - sabiamente, sem bebida os caras já se arrebentam! - mas durante a Copa, vai ser liberado. Eu não quero nem ver o fiasco. Bem, mas passei para parabenizar pelo blog, está muito interessante; no momento, só li umas duas postagens, mas pretendo voltar assim que tiver um tempinho pra ler o resto. Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, isso só reafirma a ideia de que a copa não será para os brasileiros, existem interesses bem mais urgentes e que nada têm a ver com o bem da população. Primeiro vem o lucro, depois garantias para a dona FIFA e chega ao absurdo de se modificarem leis para vigorarem durante a copa. Antes mesmo de ganharmos o direito de fazer a copa, já estávamos vendidos a interesses alheios.

    ResponderExcluir