terça-feira, 18 de outubro de 2011

Participação política


 Faço parte daqueles que se interessam por política, e não é de hoje, vejo como essencial a toda pessoa ter preocupação com assuntos que dizem respeito ao público, ao que é coletivo, de interesse geral e do indivíduo mesmo, ainda mais quando a política influencia nossa vida de forma direta.
  Atualmente, percebo um grande desinteresse das pessoas por política, e quando falo em política não me refiro somente a institucional, naquela feita dentro do Estado e que envolve o voto, até mesmo a discussão sobre o tema parece cada vez mais frágil entre a população, preferem falar de tudo, menos sobre política. Sei que o tema não agrada a todos, que nem todos se interessam pelas mesmas coisas, mas considero que um mínimo de interesse é necessário, visto que um sujeito apático e alienado do que acontece ao seu redor será enganado mais facilmente.
  Todos se preocupam em seguir suas vidas, traçar seus planos profissionais ou de estudos, querem viver em seus mundinhos, o que é um direito de cada um, mas como esquecer que você vive em sociedade, que atitudes tomadas por outras pessoas irão afetar sua vida, dependendo do que os políticos de plantão decidirem, sua vida pode melhorar ou piorar, não dá pra ficar indiferente a isso, geralmente, quando tudo vai bem, não há motivos para pânico, mas, e quando as coisas vão mal, talvez não dê tempo de se arrepender e começar a participar ou se interessar pelo que se passa na vida pública.
  Me preocupa que cada vez mais uma minoria tenha um grande poder nas mãos, tanto econômico quanto político, e os demais permaneçam indiferentes a tal acontecimento, como se não fosse um problema, poucos decidem o rumo a ser tomado por muitos, interesses individuais prevalecem cada vez mais sobre a sociedade e considerável parcela das pessoas não parece intencionada a fazer alguma coisa para se contrapor.
  Espero que o interesse pela esfera política aumente, que não seja necessária uma crise ou outro tipo de grande problema para isso, que as pessoas discutam, reflitam, saiam às ruas e participem sempre que possível, um povo alienado é um povo enganado, facilmente manipulado e o melhor de tudo para quem se beneficia com isso, é uma população que não reclama e não percebe o jogo político.

2 comentários:

  1. O povo tem sua razão. Assista isso: http://www.youtube.com/watch?v=qKu3Fm0vhfc

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso não justifica, pelo contrário, é mais um motivo para se indignar e tentar fazer alguma coisa, "ousar lutar, ousar vencer".

    ResponderExcluir