sábado, 22 de outubro de 2011

Desumanização

  Ultimamente, tenho lido muito sobre economia política, me interesso pelo tema já faz um bom tempo. Mas algo me incomoda nas minhas leituras, é algo que não ocorre somente neste campo de estudo, em textos de sociologia ou antropologia também vejo isso ocorrer e em outros campos do Conhecimento. Enfim, do que diabos eu estou falando? Sobre como as análises falam de sistemas, fenômenos, problemas dos mais diversos e esquecem dos seres humanos que executam ou vivenciam tais situações, como se tudo estivesse descolado das ações humanas e se desenvolvesse de forma independente.
  Falamos sobre alguns temas com tamanha naturalidade que termos como capitalismo e sistema parecem resolver tudo,  é só ajustar um dali, outro daqui e tudo parece se resolver. Tenho a sensação de que alguns textos falam de acontecimentos em um plano superior, como se estivessem acima das pessoas e não dependessem nem um pouco de suas atitudes. Tenho ciência de que os termos facilitam a escrita para o escritor e a compreensão para  quem vai ler, mas insisto, não esqueçamos dos seres humanos no meio de tudo isso, pessoas com necessidades reais e que vivem uma vida real.
  O pior de tudo, são textos que discutem o ajuste da economia, o que fazer em um mundo em crise, como o governo deve se portar. Nas análises de direita, geralmente, eles esquecem dos pobres mortais, falam do sistema financeiro e econômico com tamanho distanciamento da vida cotidiana que me assusta, é só cortar assistência social e conter gastos do poder público que tudo se resolve, e onde ficam as pessoas que perderão o amparo? Como ficam aqueles que perderão o emprego para diminuir os custos? A questão que se coloca, não é  apenas resolver um déficit, ajustar tarifas, cortar gastos, mas como resolver crises e manter um mínimo de dignidade para as pessoas que têm necessidades, que precisam comer, ter onde morar, precisam de educação e saúde. Se não conseguimos resolver nossas pendências "sistemáticas" sem causar problemas sérios às pessoas envolvidas, então, temos um sistema totalmente irracional e desumano.
  Se pensamos a vida sem as pessoas nela inseridas, algo está errado, estamos desumanizando a vida, o que é algo terrível, pensamos em resolver os problemas do capital e não do próximo que está na rua, para salvar um banco sacrificamos milhares, reafirmo que algo está errado, precisamos de mudanças ou não sei onde vamos parar, certamente, não será um destino próspero.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário