domingo, 6 de novembro de 2011

Onde estão os grandes pensadores?

  Onde estão os grandes pensadores? Não aparecem mais sujeitos como Karl Marx, Rousseau, Weber, Durkheim, etc.
   Na área de ciências humanas parece que não surge nada de novo, só reproduzimos e "atualizamos" o que os grandes já elaboraram, muitas vezes é dito mais do mesmo, sem nada de inovador. Não temos mais grandes teorias sendo produzidas, tudo fica limitado a artigos, teses e dissertações que trazem algo restrito, bem circunscrito a um pequeno objeto. Obviamente, existem exigências da academia e uma lógica produtivista que não visa a qualidade, mas sim, a quantidade, a produção científica aumenta cada vez mais, mas isso não se reflete em algo que realmente contribua com o conhecimento, o debate e a reflexão.
  Sem contar que os humanos de hoje parecem mais medíocres na capacidade intelectual, o ensino está ampliado, mas tudo indica que pouco qualificado, temos gente saindo da escola sem saber ler ou interpretar um texto simples, se engana quem pensa que isso ocorre somente com jovens do ensino público, o privado apresenta o mesmo problema (algo que se verifica numa universidade que junta alunos de escolas públicas e particulares), formam gente sem capacidade de reflexão também. Foi ampliado o acesso ao estudo, mas isso não veio acompanhado de qualidade, não somos levados a pensar, mas sim, a decorar fórmulas e "técnicas" para passar no vestibular.
  A vida moderna parece atrapalhar e distrair cada vez mais as pessoas, não sobra muito tempo para estudar horas seguidas, é tanta coisa chegando, temos o mundo da internet com um monte de bobagens que não exigem muito do nosso cérebro, temos televisão nos alienando e passando fragmentos da realidade, enfim, parece que nada contribui para o melhoramento intelectual da humanidade.
  Me parece que regredimos na capacidade de pensamento, até onde o mundo moderno influencia isso? Eu não sei. O que realmente está acontecendo? Infelizmente, também não tenho a resposta, o que vejo e que me preocupa é um monte de gente incapaz de pensar e cada vez mais se condiciona a isso. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário