segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ocupação da reitoria

Texto escrito no dia 3 de setembro, logo após a desocupação da reitoria da UEM, pois o movimento teve sua pauta de reivindicações aceita pela reitoria e o governo do estado do Paraná.


Nunca tive uma experiência destas. Algo fantástico, vendo a democracia fucionar de verdade, com espaço para diálogos e todos decidindo seus rumos, não era uma minoria que tomava as decisões por todos.
 Nem tudo foi perfeito, acho que nem teria como ser, peequenos desentendimentos em algumas questões, mas no geral tudo foi bem, algumas polêmicas que não conseguiram abalar o grupo, nos últimos dias o cansaço também se manifestava na irritabilidade de algumas pessoas, mas nada desastroso.
 Fica a lição, temos de nos movimentar, ficar parado só ajuda os "maus" a levarem o sistema conforme seus interesses, no início desacreditados por muitos, inclusive professores que falam besteiras sobre "metidos a revolucionários que não estudam primeiro", mas eu diria que a necessidade se sobrepôs ao conhecimento e a luta chamou a todos, não havia cerveja na pauta de reivindicações do movimento, ou será que havia e eu não vi? Alguém viu esse item na pauta? O desejo era por uma educação melhor, acabar com as precariedades que se arrastam por muito tempo na UEM que é A MELHOR DO PARANÁ.
 Tem de ser feito o agradecimento a todos que partciciparam, é claro, mas um agradecimento especial ao pessoal do DCE que foi importantíssimo na organização e mobilização de todos, uma chapa que não se preoucupa só em fazer festa, mas que é combativa e realmente está disposta a defender os interesses estudantis.
 O sentimento durante estes 7 ou 8 dias foi inexplicável, uma emoção que tomava conta a cada avanço e a cada assembléia lotada, vimos que ainda há esperança para nós, não me alongarei aqui, pois como já disse é inexplicável, só quem estava lá sabe o que é, algo para sentir e não para falar, uma imensa felicidade que não sabia mais sentir.
 A experiência política foi única, valeu por muitas aulas e discussões, "envelheci dez anos ou mais neste último mês", diversas coisas ficarão pra sempre com um conhecimento prático e não só teórico, que é restrito à academia. Jamais esquecerei e a saudade por esse momento será constante.
 Culturalmente também foi sensacional, conversas com pessoas totalmente diferentes, brincadeiras, oficinas culturais e até um mini curso no meio de tudo, professores dando aula no meio da ocupação, incrível.
 Encerro por aqui, antes de ficar chato e repetitivo, talvez tenha esquecido de alguma coisa, mas o principal está aí resumido, fica a excitação, a felicidade, as lembranças, a emoção e a esperança que não pare por aí, que jovens e velhos continuem se movimentado, enfim, MOVIMENTE-SE POPULAÇÃO!!!!!!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário