domingo, 2 de setembro de 2012

O inferno deve ser legal

  Não professo uma fé, não baseio minhas ações numa preocupação entre ir para o inferno ou ir para o céu, se estou agradando alguma divindade ou me aproximando de uma parte perigosa da espiritualidade que muitos acreditam.
  Apesar do que mencionei acima, vivo em uma realidade religiosa, estou cercado de cristãos que acreditam em um deus, anjos e santos, que representam a parte boa da história; pessoas que acreditam em um diabo e o inferno, que seriam o lado mau de tudo que há no mundo. Por conta disso, vira e mexe estou imaginando como seria o céu e o inferno, como mencionei, fico imaginando, nunca li a bíblia para ter uma compreensão exata de como os religiosos veem isso.
  Mas penso, no senso comum do qual faço parte, o céu é o paraíso, pessoas boas estão lá, o que não quer dizer que sejam legais, sujeitos que praticaram boas ações durante suas vidas, ou seja, em linhas gerais, ajudaram os outros sem interesses, fizeram sexo só depois do casamento, não caluniaram os outros, não fizeram fofoca, enfim, uma enormidade de boas condutas, uma vida reta. Se bem que no caso católico existe a confissão para remissão dos pecados.
  Já no inferno, estão pessoas más, que mataram, roubaram, se suicidaram, curtiram a vida de forma irresponsável, fizeram sexo antes do casamento(se é que se casaram algum dia), enfim, cometeram desde grandes atrocidades até pequenas irresponsabilidades. Na realidade, tirando os casos extremos, boa parte das almas que se encontram neste campo aproveitaram a vida, claro que podemos julgá-las se sua felicidade não era artificial ou outro ponto de vista moral.
  Posto tudo isso, penso que o céu deve ser um porre de desagradável, pessoas recatadas deveriam estar lá, as que seguiram os bons costumes e seguiram suas vidas medíocres, evidentemente sempre há a exceção. Enquanto isso, no inferno, que deve ser quente pra chuchu e um pouco sofrido, encontramos pessoas divertidíssimas, que fizeram orgias, estavam pouco ligando para regras morais vigentes, que se mataram ou eram ateus, mas que foram gênios na terra. Fico imaginando como seria legal conversar com Marx no inferno, ouvir o Kurt, a Amy, acho que já deu para entender onde quero chegar.
  Lembrando que este texto não segue uma lógica ancorada no real, apenas um exercício de imaginação, muito menos consultei os livros sagrados cristãos para saber o que dizem a respeito, também não era essa a minha intenção, só queria devanear um pouco. Na verdade, este texto dever ser um dos piores que já escrevi, fui pouco esclarecedor na construção dos pontos, mas também não estava nem aí. Algo para se considerar e rir, imagine isso!



3 comentários:

  1. Precisamos discutir essa sua ideia de céu e inferno. :) O que você traz aí é o senso comum católico; o céu bíblico tem pouco ou nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, usei o puro senso comum que tenho do tema, só o que ouvi falar por aí, não tive nenhum rigor. Isso é apenas algo que me pego pensando quando ouço pessoas falando sobre isso. Por favor, quando nos encontrarmos pela internet ou pessoalmente me esclareça.

      Excluir
  2. Literalmente os devaneios de um sujeito = D

    ResponderExcluir