domingo, 2 de setembro de 2012

Ler e escrever

  Faz bastante tempo que comecei a me interessar por leitura. Algo marcante para mim e que me recordo como minha iniciação no mundo da leitura ocorreu na segunda série, em função da professora que nos incentivava a ler, daquela época, lembro dos livros da Ruth Rocha e de como a professora adorava esta autora, sem contar as histórias que trazia para a sala de aula.
  Caso eu não esteja esquecendo de alguma coisa, depois de ter minha "iniciação" com os livros da Ruth Rocha, logo passei para os livros didáticos, afinal de contas eram os que estavam mais próximos para a leitura na escola. Aliás, me interessei mais pelos livros didáticos de história e geografia, mas não abandonei a literatura, foram coisas que caminharam lado a lado.
  Quando me mudei para Santa Catarina, o acesso ao livro ficou mais fácil, tive mais contato com a biblioteca pública do município, no início, procurava o local para fazer pesquisas referentes às aulas e aos poucos fui pegando outros tipos de leituras com maior frequência.
   No ano de 2009 comecei a estudar para o vestibular, o foco foi o material para a prova, daquele ano em diante abandonei a literatura e fiquei restrito aos livros que continham conteúdo que seria cobrado no exame. Depois acabei passando no vestibular, desde então o foco tem sido o conteúdo do curso, acabei retomando as leituras de literatura apenas para fazer trabalhos ou estudar algo relacionado às disciplinas. 
  O hábito de escrever por querer e não por obrigação escolar veio só mais tarde, isso ocorreu lá por 2009, embora tenha começado pela necessidade de praticar a escrita para a redação do vestibular, o importante é que a prova passou mas o costume ficou. A princípio, escrevia em folhas e as guardava, mas isto fazia sentido apenas para mim, visto que ninguém lia, não havia uma troca. Finalmente criei o blog e tornei públicos os meus textos, mesmo assim, não posto todos e escrevo aqui só quando dá vontade ou lembro, os que não posto são textos para estudo próprio, além das ideias que surgem para textos, mas acabo não escrevendo por vários motivos(às vezes não anoto a ideia e acabo esquecendo).
  Escrevo hoje por prazer, é quase uma terapia ocupacional, ajuda a distrair, organizar ideias, refletir, me comunicar melhor, se tornou algo maior que uma obrigação, faz parte da minha vida, independentemente do que venha a fazer no futuro, não me imagino mais sem o hábito da escrita.
  Considero a passagem da professora Lucinda, durante a segunda série, pela minha vida como algo fundamental para tudo isso, a partir dali veio todo o resto, por este incentivo ela ficará para sempre em minha memória, mesmo não tendo mais contato com ela,  foi alguém importante que impactou diretamente minha trajetória. Obviamente que mais tarde isso poderia ocorrer de outra maneira, mas é o que tenho marcado desde então.
  Sei que hoje as condições para quem trabalha com educação não estão fáceis, nas mais diversas camadas,  desde o ensino básico até a graduação, salários defasados, condições de trabalho ruins e todas as especificidades de cada área, educação é prioridade na teoria, na prática fica para segundo ou terceiro plano para os governos.
  O trabalho do professor continua sendo fundamental para alterar os rumos de muitas vidas, que a sociedade abra os olhos e cobre por mais investimento na educação, para que mais vidas sejam alteradas para melhor, todos precisam lutar por uma educação pública, gratuita e de qualidade, com a valorização dos professores e demais profissionais da área que fazem tudo acontecer, embora não possa se restringir a isso o investimento em educação, há necessidade de toda uma estrutura que pode ser tema de outro texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário