quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Democracia representativa

  Quando caiu a ditadura, a maioria ficou feliz com a abertura política e a vinda da tão sonhada democracia representativa.
  Mas, será que a democracia não se tornou outro tipo de ditadura? Todos estão realmente representados no atual sistema político? Democracia só representa participação popular a cada dois anos no período eleitoral?
  A democracia nos livrou de uma repressão ditatorial, mas ainda assim, poucos continuam no poder, o atual sistema favorece a quem tem poder econômico e pode levar suas propostas a mais gente.
  Vemos sempre os mesmos ocupando cargos no poder político, tanto localmente quanto nacionalmente, é culpa do povo que vota? Penso que não, os mesmos permanecem no cenário político porque têm poder, têm recursos, aparecem na mídia e contam com bons parceiros na sociedade. Tais sujeitos sufocam as outras opções de voto, controlam o que está a seu alcance para se perpetuarem.
  Se tornou um lugar comum ouvirmos dizer que os políticos devem trabalhar para o bem geral, para o bem coletivo e não apenas para seus eleitores. Me parece que nem para seus eleitores os políticos trabalham, na verdade, agem de acordo com seus patrocinadores de campanha. Pessoas e instituições não financiam um político por bondade, por altruísmo, mas sim, porque esperam algum retorno, um benefício compensatório pela ajuda prestada. Desse modo, a política que era para ser pública, acaba se tornando uma balcão de negócios do meio privado, o interesse particular prevalece e parece que ninguém se importa com isso. 
  No fim, o que tudo indica, é que temos a democracia para poucos, para aqueles que conseguem e sabem utilizar o sistema defeituoso a seu favor, tornam o seu interesse em público, como se fosse de todos.
  Quando parece que algo é feito em benefício popular, muitas vezes esconde a ideia futura de um novo mandato e o prestígio necessário a seus fins. Talvez, um dia, o povo consiga aproveitar melhor tudo que envolve o enredo político.
  Por quanto tempo ainda teremos uma "pseudo-democracia"? Não tenho a resposta, não sou vidente ou algo do tipo, mas entendo que precisamos rever a política atual, não diria para chegarmos à perfeição, mas, ao menos deixá-la mais justa, mais aberta, realmente mais democrática e não apenas na ridícula aparência atual.  

Um comentário:

  1. Caiu a ditadura política, a econômica permanece. E ainda sob a máscara tosca de uma democracia.

    ResponderExcluir