segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Demagogia barata

  A cada ano eleitoral um dos temas mais comentados é a educação, vista como prioridade por muitos, a única forma de se alcançar alguma mudança na sociedade. Parece consenso entre os demagogos de plantão que é necessário o "investimento" na educação para mudarmos o país e alcançarmos o desenvolvimento.
  Como eu disse, parece, pois as aparências enganam, veja o que acontece no Paraná, onde o vice governador é chamado enfaticamente de professor, o governo estadual anuncia cortes nas verbas de custeio das universidades, no caso da UEM, o corte foi maior que 50%, isso mesmo, eu não me enganei, vou repetir, corte maior que 50%, de 20 milhões passou para 8, ou seja, 12 milhões foram cortados!
  Agora, adivinha para quem sobrou a conta a ser paga? Para a população, para os alunos, que de forma mais imediata perderam bolsas trabalho, bolsas que, se não sustentavam, ao menos representavam um importante valor no orçamento para se manterem estudando. Você que não tem bolsa trabalho deve estar pensando o que eu tenho a ver com isso? Eu digo: tudo, ou acha que é só isso que será cortado? Você planeja fazer projeto de iniciação científica com bolsa? Seu curso precisa fazer uma saída de campo? Seu laboratório necessita de materiais novos? Pois é, meu caro, será um ano difícil para todos, provavelmente seu departamento deve estar contando as moedas neste momento.
  Então, estudantes da UEM e de outras universidades públicas do Paraná, ficaremos parados?
  Tais fatos demonstram a ofensiva feita pelo governo Richa e o ´PSDB à educação, pelo jeito ela não é vista como um investimento necessário para mudar o país, mas sim um custo, custo desnecessário que precisa ser contido. Enquanto isso as universidades privadas agradecem, devem estar adorando o sucateamento das instituições públicas, já contabilizam os lucros com os novos alunos que as procurarão, visto a falta de investimento nas universidades públicas, daí meu caro, você paga os impostos e a mensalidade para as empresas de ensino privado.
  Terminarei com um canto elaborado ano passado num ato feito pelos alunos do departamento de ciências humanas em frente à reitoria: 
  "BOTA TIJOLO... BOTA CIMENTO... EDUCAÇÃO PRECISA DE INVESTIMENTO!
(... e não de demagogia barata em ano de eleição, algo que é facilmente desmascarado na vigência do mandato).

Nenhum comentário:

Postar um comentário