quarta-feira, 1 de março de 2017

Porque saí da extrema esquerda.

  Sempre fui bastante curioso, onde tive oportunidade de ver ou conhecer algo eu ia, mesmo que de forma tímida, só observando. Isso se reflete nos meus posicionamentos políticos, embora sempre dentro do que se poderia chamar de esquerda, dentro dela eu fui de uma posição mais reformista até o extremo, sonhando em construir uma sociedade não capitalista como objetivo último.
  Comecei a me afastar da extrema esquerda em 2013 se não me engano, principalmente por perceber que ela se parecia com a extrema direita em alguns aspectos e isso me preocupou, vi que essa já não era a posição que contemplava politicamente. Acho que as semelhanças que vejo entre os extremos políticos estão em três pontos. O primeiro é o dogmatismo, enquanto a extrema direita se apega ferrenhamente a certas tradições como a religião, a extrema esquerda se apega a alguns pensadores e os transforma em deuses inquestionáveis. O segundo ponto é a crítica à democracia, o problema não é a crítica ao modelo representativo que temos, críticas sempre são bem-vindas eu acho, mas a tranquilidade em se falar sobre romper com o mínimo de democracia que temos ou dizer que dá no mesmo viver em ditadura ou democracia dentro do capitalismo, o que sempre achei bastante questionável. Sem contar a forma como organizam seus partidos, o discurso é democrático, as práticas nem tanto. O terceiro ponto é o elitismo, em geral sujeitos homogêneos, há pouca diversidade nas suas organizações no que diz respeito aos membros e também ao que trazem de debate, até porque, como disse, costumam ser dogmáticos e estreitos nas vivências que proporcionam onde militam.
   Continuo considerando a extrema esquerda importante aliada na luta política, mas não consigo me ver nela pelo que citei, não são pontos conciliáveis, pelo menos não por ora, pois teria de me questionar menos sobre o que acredito ou não. Acho que posso aprender coisas com ela, por isso acompanho como posso o que andam fazendo as organizações de extrema esquerda, até porque têm membros muito inteligentes, bons pesquisadores, bons militantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário